Consagre-se à Nossa Senhora

O que é a consagração a Nossa Senhora?

A consagração é, antes de tudo, um ato voluntário e consiste na entrega total de si a Maria, como consequência do reconhecimento da sua missão materna, exemplar na vida cristã, e que tem como uma base sempre recorrer a Ela com especial amor de filhos, confiando-lhe toda nossa vida . Esta entrega enriquece a vida espiritual do cristão, enquanto o ajuda a viver concretamente a espiritualidade de Maria: disponibilidade, dedicação, aceitação da vontade de Deus, humildade…

Por que nos consagramos à Nossa Senhora?

A primeira e fundamental consagração é a consagração batismal. Em sentido originário, portanto, a consagração é um ato de culto dirigido a Deus, podendo, no entanto, analogicamente ser referida a Maria, portanto, a consagração é se comprometer em cumprir as promessas batismais.

De fato, São Luís Maria Grignion de Montfort, em seu “Tratado da Verdadeira Devoção”, escreve:

“A perfeita consagração a Jesus Cristo, pois, nada mais é do que uma consagração perfeita e total de si mesmo a Maria; ou, em outras palavras, uma renovação perfeita dos votos e das promessas do santo batismo”

O Papa São João Paulo II reforça a afirmação de São Luís questionando:

“Como poderíamos viver o nosso batismo sem contemplar Maria, a bendita entre as mulheres, que tão bem recebe o dom de Deus? Cristo no-la deu por mãe. Deu-a por mãe à Igreja… Todo católico espontaneamente a Ela confia a sua oração e se consagra a Ele para melhor se consagrar ao Senhor”.

Por meio da consagração, Nossa Senhora nos ajuda a viver melhor nossas promessas batismais, nos unindo cada vez mais a Jesus, de forma mais perfeita e amorosa. Em outras palavras, a finalidade da consagração a Nossa Senhora é gerar em nós a conversão a Jesus e a prática da santidade diária.

Qual o fundamento dessa Consagração?

O fundamento bíblico desta entrega total de si mesmo a Maria encontramos em Jo 19,26-27: «Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Eis aí tua mãe”. E dessa hora em diante o discípulo a recebeu como sua mãe.»

Os teologos ensinam que o discipulo amado é figura de todos os cristão, logo, somos todos filhos de Maria, pois quem a deu para nós como mãe foi o próprio Cristo. Maria é, portanto, um dom entre os dons e acolhê-la na própria vida quer dizer acolher a vontade de Jesus.

Muitos santos foram consagrados a Virgem Maria: São João Paulo II, São Padre Pio de Pietrelcina, São Domingos Sávio, São Maximiliano Kolbe, Santa Teresinha do Menino Jesus, São João Bosco, entre outros. Todos grandes devotos da Santíssima Virgem.

Como devo proceder para me consagrar?

A forma que nos consagramos na Paroquia Nossa Senhora da Boa Esperança requer que façamos a inscrição da Secretaria Paroquial ao longo desse mês de Maio com o nome de um padrinho ou madrinha de consagração, essa consagração é para todos os batizados em especial para aqueles que não foram consagrados na infância no dia do batismo.

Como deve ser a preparação?

São Luiz propõe que se façam, durante 30 dias, orações simples e devocionais e meditações para que se prepare o coração para tão importante momento. A preparação é fundamental, pois sem ela podemos não ter zelo em procurar viver a consagração, sempre devemos nos preparar para nos entregarmos a Deus, pois isso demonstra que estamos comprometidos com essa consagração.

Como será a Consagração?

No dia 31 de Maio, após os trinta dias de preparação, devemos participar da Santa Missa na Igreja Matriz as 19 horas, onde ocorrerá a Coroação de Nossa Senhora e lá, junto com o sacerdote recitar a fórmula da consagração que está presente no livro “Piedade Mariana”.

O que fazer depois da consagração

Viva suas promessas batismais:

– Renunciar ao pecado e a tudo que causa desunião com Deus e os irmãos;
– Renunciar a Satanás, autor e principio do pecado, para poder seguir a Jesus Cristo;

– Crer em Deus Pai todo poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor;
– Crer no Espirito Santo e em tudo que crê e ensina a Santa Igreja Católica.

E São Luiz, no entanto, aponta práticas exteriores diárias que favorecem a isso:

– Ter Grande Devoção a Ave-Maria;
– Rezar o Terço ou Rosário todos os dias;
– Recitar o Oficío de Nossa Senhora.

Quais são os benefícios espirituais de ser consagrado?

São muitos os relatos de benefícios recebidos por meio da consagração à Nossa Senhora, desde o auxílio nos momentos difíceis, curas, amadurecimento na fé, amadurecimento humano, etc., mas os principais benefícios são aqueles que nos ajudam a salvar a nossa alma, que é aprender a desprezar o pecado, a ser menos egoísta e mais aberto ao amor caridoso.

A maior alegria de um consagrado deve ser a oportunidade de dar glória a Deus por meio da prática das virtudes. Enganam-se os que recorrem à fé apenas com propósitos mundanos, como ter regalias, consolos egoístas, trocar de carro, pagar dívidas ou ter vantagens materiais. Se o foco não for amar a Deus de maneira desinteressada, não vale a pena consagrar-se.