PROGRAMAÇÃO: Festejo de São Sebastião 2022 em Esperantina

Queridas famílias, estamos iniciando mais um ano e para bem vivê-lo devemos consagrá-lo a Deus por meio da oração.

Coisa bonita é ver o povo rezar. Coisa bonita é rezar com o povo suas devoções. São cantos, com letras poéticas e tradicionais, são orações mescladas com poesia e versos. O povo reza com simplicidade. Os fiéis rezam suas orações colocando nelas todas suas necessidades, seus clamores, suas dores. E no meio das orações, sentimos expandir sua alma e elevar seus sentimentos mais profundos. Rezamos as orações com o povo e vivemos intensamente suas histórias, que se tornam força para lutar. Esta é a religiosidade popular, que engloba os santos, os anjos, os antepassados, muitas vezes numa complexa mistura de tantas histórias que se passaram e que deixaram marcas indeléveis em suas vidas.

Todos exercícios da piedade cristã e da religiosidade popular são manifestações dos mais simples, mas também manifestam a mais perfeita caridade cristã, pois devemos colocar em prática o que rezamos, pois como ensina Bento XVI “a prática da caridade confirmou-se como um dos seus âmbitos essenciais, juntamente com a administração dos Sacramentos e o anúncio da Palavra: praticar o amor para com as viúvas e os órfãos, os presos, os doentes e necessitados de qualquer género pertence tanto à sua essência como o serviço dos Sacramentos e o anúncio do Evangelho. A Igreja não pode descurar o serviço da caridade, tal como não pode negligenciar os Sacramentos nem a Palavra.”

Vivamos esse festejo do glorioso mártir São Sebastião como meio de alcançar a caridade por meio da piedade.

São Sebastião, rogai por nossas famílias

FESTEJO DE SÃO SEBASTIÃO DE 10 a 20/22

TEMA: “Ó Sebastião bendito, Espelho de caridade, Rogai a Deus me conceda Sua santa piedade.”

10/01 – (Segunda – Feira) Início do Festejo
17h: Procissão com o mastro, saindo da Capela do Bairro Nova Esperança
18h – Cerimonia Cívica de Levante do Mastro
RESP.: Comunidade São Luiz Gonzaga