Solenidade de Corpus Christi em Esperantina: Programação

A festa de “Corpus Christi”, é um convite para uma meditação sobre o valor e a importância da Eucaristia em nossa vida. A Eucaristia é um dos sete Sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu Corpo… Isto é o meu Sangue… fazei isto em memória de mim” (Mt 26,26). Assim, vemos que quem pediu que nós ao longo dos tempos e da história celebrássemos a Eucaristia foi o próprio Cristo. A Igreja Católica cumpre este mandato até hoje, para perpetuar a presença salvadora de Jesus na história. O texto bíblico mais evidente e claro sobre a doutrina da Eucaristia é o capítulo 6 de São João. Todo ele é um discurso Eucarístico de Jesus que disse “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” (Jo 6,56). A Eucaristia é a realização da promessa de Jesus que disse: “Eis que estarei convosco até a consumação dos séculos”(Mt 28).

A palavra “Corpus Christi”, vem da língua latina e tem como significado: Corpo de Cristo. É uma festa que celebra a presença real de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte de Pentecostes. É uma festa de preceito, isto é, devemos participar da celebração da Missa neste dia.

Santo Tomás de Aquino afirmou: “Nenhum outro sacramento é mais salutar do que a eucaristia. Pois, nele os pecados são destruídos, crescem as virtudes e a alma é plenamente saciada de todos os dons espirituais. A Eucaristia é o memorial perene da paixão de Cristo, o cumprimento perfeito das figuras da antiga aliança e o maior de todos os milagres que Cristo realizou” que a Eucaristia constitui o maior milagre realizado por Jesus neste mundo. A celebração de Corpus Christi consta de uma Missa, procissão e adoração ao santíssimo Sacramento. O destaque maior neste dia é a procissão com o Santíssimo, a qual recorda a caminhada do povo de Deus, como um povo peregrino neste mundo. No antigo testamento o povo foi alimentado pelo Maná, no deserto. Hoje, é alimentado com o próprio corpo e sangue de Cristo.

PROGRAMAÇÃO
7h – Missa solene na igreja matriz

8h 30min. às 17h – Adoração ao Santíssimo Sacramento.

17h – Carreata com o Santíssimo com benção em todas as capelas da cidade

Responsáveis pela Adoração
9h às 10h
Comunidades:
Barreiro dos Cocos
Encanto
Lagoa Seca
Sitio do Alegre

10h às 11h
Vassouras II
Vila São Bernardo
Mocos
Limoeiro

11h às 12h
Angelim
Mundo Novo I
Barro
Muricí

12h às 13h
Centro
Conjunto Mão Santa

13h às 14h
Bairro Rural
Residencial Alecrim
Conjunto Fazendinha

14h às 15h
Chapadinha Norte
Nova Esperança

15h às 16h
Chapadinha Sul
Bairro Santa Luzia

16h às 17h
Batista de Amorim

HORA SANTA
Roteiro para Adoração

Invocação ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra!

Oremos: Deus que instruístes os corações dos Vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de Suas consolações, por Cristo, Senhor Nosso. Amém!

Oferecimento

Senhor Jesus Cristo, nós vos oferecemos esta hora de oração segundo as intenções de vosso pedido a Santa Margarida Maria, ao dizer-lhe: “Espero que passareis em oração as noites de quinta-feira desde as onze horas até a meia-noite, a fim de partilhar comigo as dores da minha agonia no Jardim das Oliveiras e para apaziguar minha cólera contra os pecadores”.

Sendo assim, Senhor, nós vos pedimos em primeiro lugar perdão pelos nossos próprios pecados, renovando o propósito de não mais vos ofender; pedimos-vos também, a conversão dos pecadores, particularmente daqueles que já alguma vez vos conheceram e amaram, e cujo afastamento mais voz faz sofrer.

Oferecemos-vos as orações desta hora de modo especial:

– Pela Igreja e pelo Papa;
– Pelas intenções que nos foram solicitadas.

Terço do Santíssimo Sacramento

Como rezar o Terço do Santíssimo Sacramento:

Rezar o Credo, o Pai Nosso e as Três Ave-Marias e o Glória ao Pai e a jaculatória, Ó meu Jesus…

Após isso:

– Nas contas grandes: Anuncia-se o Mistério.

Nas dez contas pequenas rezar:

Bendito e louvado seja o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, o fruto do ventre sagrado da Virgem puríssima.

Após as dez contas rezar o Glória ao Pai, a Jaculatória do Mistério e a Oração.

Ao terminar oferecer uma Salve Rainha.

Pelo Sinal + da Santa Cruz, livrai-nos Deus + Nosso Senhor, dos nossos + inimigos.
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém

Credo, Pai Nosso e Três Ave Marias, Glória ao Pai e Ó meu Jesus…

Primeiro Mistério:
Contemplamos como Nosso Senhor Jesus Cristo desceu do seio de Seu eterno Pai para vir ao mundo e livrar-nos com Sua morte santíssima da escravidão do pecado, e abrir-nos as portas do céu.

Rezar dez vezes:
Bendito e louvado seja o Santíssimo Sacramento da Eucaristia;
O fruto do ventre sagrado da Virgem puríssima.

Jaculatória: Oh! Jesus, Deus de bondade, da paz e Autor da vida, enchei nossos corações de divino amor!

Oração: Santíssimo Jesus, pela infinita caridade com que quisestes sofrer a fraqueza humana para o nosso bem e nossa felicidade, nós Vos pedimos o perdão de nossas culpas e um amor para Convosco que abrase nosso coração de tal sorte que só procuremos a Vossa honra e a Vossa glória.

Segundo Mistério:
Contemplamos como Nosso Senhor Jesus Cristo nasceu no presépio de Belém, desprezado, pobre e desconhecido para nos merecer o céu e ensinar-nos a desprezar as riquezas da terra e procurar só as do céu.

Rezar dez vezes:
Bendito e louvado seja o Santíssimo Sacramento da Eucaristia;
O fruto do ventre sagrado da Virgem puríssima.

Jaculatória: Oh! Jesus Divino, nossa vida, nosso amor, enchei o nosso espírito de um verdadeiro fervor.

Oração: Oh! Bondade infinita do meu Jesus, de infinita caridade e sabedoria, com que quisestes nascer sobre a terra, experimentando logo as tiranias do cego mundo para assim ensinardes aos Vossos escolhidos e lhes conseguirdes a felicidade eterna, nós Vos pedimos que purifiqueis nossos corações do vil interesse por honras e riquezas caducas e os orneis dos puros sentimentos de que é dotado o Vosso, para que assim, desprezando tudo o que é terreno, só a Vós louvemos e amemos. Amém.

Terceiro Mistério:
Contemplamos como Nosso Senhor Jesus Cristo na noite da Ceia instituiu este Sacramento de amor, repartindo entre seus discípulos, com Suas próprias mãos, o Seu Santíssimo Corpo, para os confortar e encher de amor e santidade.

Rezar dez vezes:
Bendito e louvado seja o Santíssimo Sacramento da Eucaristia;
O fruto do ventre sagrado da Virgem puríssima.

Jaculatória: Bom Jesus, nós Vos louvamos no sacramento do Amor; sede sempre para nós um compassivo Senhor!

Oração: Santíssimo Jesus e Bom Pastor de nossas almas, pela infinita caridade com que Vos quisestes deixar sacramentado para nosso socorro, amparo e consolação, nós vos pedimos que não consintais que nossos corações tenham amor e interesse mais do que a Vossa honra e a Vossa glória. Amém.

Quarto Mistério:
Contemplamos como Nosso Senhor Jesus Cristo, justamente no dia em que instituiu o sacramento augusto de Seu Santíssimo Corpo, foi ofendido pelo pérfido Judas, que não temeu recebê-lo indignamente.

Rezar dez vezes:
Bendito e louvado seja o Santíssimo Sacramento da Eucaristia;
O fruto do ventre sagrado da Virgem puríssima.

Jaculatória: Bom Jesus, sejais Bendito, pois sois nossa Redenção; sois toda a nossa ventura, nosso amparo e nossa consolação.

Oração: Santíssimo Jesus, Mestre de paciência e bondade, pela mansidão e pelo sofrimento consentistes que Vosso indigno discípulo Vos recebesse sacrilegamente. Pedimos que não permitais que nós, pecadores, sem a cândida estola da graça Vos recebamos, mas antes, enchei-nos de uma grande pureza e perfeita caridade, para termos o prazer de muitas vezes comungar e louvar-Vos. Amém.

Quinto Mistério:
Contemplamos como Nosso Senhor Jesus Cristo, depois de Sua Ressurreição, apareceu a Seus discípulos confirmando-os na fé e nas verdades do Reino eterno, prometendo-lhes mandar sobre eles o Divino Espírito Santo, para os encher de todas as virtudes.

Rezar dez vezes:
Bendito e louvado seja o Santíssimo Sacramento da Eucaristia;
O fruto do ventre sagrado da Virgem puríssima.

Jaculatória: Coração misericordioso de Jesus, tende misericórdia de nós!

Oração: Oh! Bom Jesus, pelo inefável mistério da vinda do Espírito Santo sobre Vossos apóstolos e discípulos, nós Vos pedimos que sejam cheias as nossas almas de Vossas santíssimas luzes, para acertarmos o caminho reto de Vos servir e amar, a fim de termos a felicidade de sempre Vos louvar sobre a terra, e reinar Convosco no céu, por todos os séculos. Amém.

Rezar o Oferecimento e a Salve Rainha.

Pequeno Oficio do Santíssimo Sacramento

A fim de melhor vos fazer companhia, iremos rezar o Ofício da Eucaristia:

Pelo Sinal + da Santa Cruz, livrai-nos Deus + Nosso Senhor, dos nossos + inimigos.
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Matinas
S. Vinde, comei o Pão que Vos dou.
T. E bebei o Vinho que vos hei preparado.
S. Senhor, abri os meus lábios.
T. E minha boca anunciará as Vossas Grandezas.
S. Ó Deus, vinde em meu auxílio,
T. Senhor, apressai-Vos em socorrer-me.
S. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo.
T. Como era no princípio agora e sempre. Amém.

Hino
Celebremos com cânticos de alegria esta Augusta Solenidade: elevem-se estes cânticos do íntimo dos nossos corações; desapareçam os vestígios do velho homem; desde hoje seja tudo novo: o sentimento, as palavras e as obras.
É esta Festa em Memória daquela noite e daquela última Ceia em que o Salvador celebrou a Páscoa com os discípulos, segundo a Lei prescrita aos seus maiores.
Ó Deus Único em Três Pessoas, dignai-Vos visitar-nos a nós que Vos adoramos; guiai-nos pelos Vossos caminhos até a Luz em que Habitais e para A qual tendem os nossos desejos. Assim seja.

S. Sois o Pão Vivo que desceu do Céu
T. Quem come desse Pão viverá Eternamente.
S. Ele estabeleceu a Paz nas Vossas fronteiras.
T. Ele vos alimenta com o mais Puro Trigo.

Oração
Ó Deus que nos deixastes num Sacramento Admirável a lembrança da Vossa Paixão, fazei com que Veneremos os Sagrados Mistérios do Vosso Corpo e do Vosso Sangue, de modo a sentirmos sem cessar nas nossas almas os Frutos da Redenção, operada por Vós, que sendo Deus, viveis e reinais com Deus Pai, em unidade com o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Assim seja.

S. Ouvi, Senhor, a minha Oração.
T. E até Vós chegue o meu clamor.
S. Bendigamos sempre ao Senhor.
T. Graças sejam dadas ao Criador.
S. As almas dos fiéis defuntos, pela Misericórdia de Deus, descansem em Paz.
T. Amém.

Laudes
S. Vinde, comei o Pão que Vos dou.
T. E bebei o Vinho que vos hei preparado.
S. Ó Deus, vinde em meu auxílio,
T. Senhor, apressai-Vos em socorrer-me.
S. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo.
T. Como era no princípio agora e sempre. Amém.

Hino
Terminada a Ceia, depois de haver comido o cordeiro simbólico com as próprias Mãos, deu o Seu Corpo aos discípulos, e segundo a nossa crença assim Se deu Todo a todos e Todo inteiro a cada um deles.
Aos discípulos ainda débeis, deixou a Sua Carne Divina para fortificá-los; aos amigos aflitos ofereceu o Seu Sangue, como Bebida, dizendo-lhes: “Tomai de Minhas Mãos este Cálice e Dele bebei todos”.
Ó Deus Único em Três Pessoas, dignai-Vos visitar-nos, a nós que Vos Adoramos; guiai-nos pelos Vossos caminhos à Luz em que habitais e para A qual tendem todos os nossos desejos. Assim seja.

S. A Sabedoria preparou para Si uma casa.
T. Preparou o Vinho e serviu.
S. Ele estabeleceu a Paz nas vossas fronteiras.
T. Ele vos alimenta com o mais Puro Trigo

Oração
Ó Deus que nos deixastes num Sacramento Admirável a lembrança da Vossa Paixão, fazei com que Veneremos os Sagrados Mistérios do Vosso Corpo e do Vosso Sangue, de modo a sentirmos sem cessar nas nossas almas os Frutos da Redenção, operada por Vós, que sendo Deus, viveis e reinais com Deus Pai, em unidade com o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Assim seja.

S. Ouvi, Senhor, a minha Oração.
T. E até Vós chegue o meu clamor.
S. Bendigamos sempre ao Senhor.
T. Graças sejam dadas ao Criador.
S. As almas dos fiéis defuntos, pela Misericórdia de Deus, descansem em Paz.
T. Amém.

Térçia
S. Vinde, comei o Pão que Vos dou.
T. E bebei o Vinho que vos hei preparado.
S. Ó Deus, vinde em meu auxílio,
T. Senhor, apressai-Vos em socorrer-me.
S. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo.
T. Como era no princípio agora e sempre. Amém.

Hino
Assim instituiu este Sacrifício Adorável; quis que somente os Sacerdotes fossem os seus Ministros; a estes somente pertence tê-Lo por alimento e distribui-Lo aos fiéis.
O Pão dos Anjos tornou-Se o Pão dos homens; nesse Pão Celestial está a realização dos mais antigos símbolos.
Ó prodígio inaudito! O Supremo Senhor fazendo-Se Alimento da sua pobre e miserável criatura.
Ó Deus Único em Três Pessoas. Dignai-Vos visitar-nos, a nós que Vos Adoramos; guiai-nos pelos Vossos caminhos à Luz em que habitais e para A qual tendem todos os nossos desejos. Assim seja.

S. Nutristes o Vosso povo com o Alimento dos Anjos.
T. Deste-lhe o Pão do Céu.
S. Deu-lhes o Pão do Céu.
T. E o homem comeu o Pão dos Anjos.

Oração
Ó Deus que nos deixastes num Sacramento Admirável a lembrança da Vossa Paixão, fazei com que Veneremos os Sagrados Mistérios do Vosso Corpo e do Vosso Sangue, de modo a sentirmos sem cessar nas nossas almas os Frutos da Redenção, operada por Vós, que sendo Deus, viveis e reinais com Deus Pai, em unidade com o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Assim seja.

S. Ouvi, Senhor, a minha Oração.
T. E até Vós chegue o meu clamor.
S. Bendigamos sempre ao Senhor.
T. Graças sejam dadas ao Criador.
S. As almas dos fiéis defuntos, pela Misericórdia de Deus, descansem em Paz.
T. Amém.

Sexta
S. Vinde, comei o Pão que Vos dou.
T. E bebei o Vinho que vos hei preparado.
S. Ó Deus, vinde em meu auxílio,
T. Senhor, apressai-Vos em socorrer-me.
S. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo.
T. Como era no princípio agora e sempre. Amém.

Hino
O Verbo Eterno que sem abandonar a direita do pai desceu até nós, para consumar a Sua Obra, adiantou-Se em Pessoa ao termo da Sua Vida mortal.
Prestes a ser traído por um dos discípulos e entregue à morte, quis antes dar-Se como Alimento aos Seus discípulos.
Glória Eterna ao Deus Único em Três Pessoas; digne-se Ele dar-nos a Vida Eterna na Pátria Celestial. Assim seja.

S. Darei ao vencedor um maná desconhecido.
T. E um novo nome.
S. O Senhor alimentou o seu povo com o mais Puro Trigo.
T. E o fartou do mel brotado da pedra.

Oração
Ó Deus que nos deixastes num Sacramento Admirável a lembrança da Vossa Paixão, fazei com que Veneremos os Sagrados Mistérios do Vosso Corpo e do Vosso Sangue, de modo a sentirmos sem cessar nas nossas almas os Frutos da Redenção, operada por Vós, que sendo Deus, viveis e reinais com Deus Pai, em unidade com o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Assim seja.

S. Ouvi, Senhor, a minha Oração.
T. E até Vós chegue o meu clamor.
S. Bendigamos sempre ao Senhor.
T. Graças sejam dadas ao Criador.
S. As almas dos fiéis defuntos, pela Misericórdia de Deus, descansem em Paz.
T. Amém.

Noa
S. Vinde, comei o Pão que Vos dou.
T. E bebei o Vinho que vos hei preparado.
S. Ó Deus, vinde em meu auxílio,
T. Senhor, apressai-Vos em socorrer-me.
S. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo.
T. Como era no princípio agora e sempre. Amém.

Hino
No presépio, fez-Se nosso Irmão; sobre a Cruz, o nosso Resgate; no Céu, a nossa Recompensa.
Ó Vítima Salutar, que nos abris o Céu, o inimigo nos dá terríveis combates; fortificai-nos contra os seus ataques; prestai-nos o Vosso Socorro.
Glória Eterna ao Deus Único em Três Pessoas; digne-se Ele dar-nos a Vida Eterna na Pátria Celestial. Assim seja.

S. O Senhor antes de morrer
T. Deu um Fruto que produz a Salvação.
S. Darei ao vencedor um maná desconhecido.
T. E um novo nome.

Oração
Ó Deus que nos deixastes num Sacramento Admirável a lembrança da Vossa Paixão, fazei com que Veneremos os Sagrados Mistérios do Vosso Corpo e do Vosso Sangue, de modo a sentirmos sem cessar nas nossas almas os Frutos da Redenção, operada por Vós, que sendo Deus, viveis e reinais com Deus Pai, em unidade com o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Assim seja.

S. Ouvi, Senhor, a minha Oração.
T. E até Vós chegue o meu clamor.
S. Bendigamos sempre ao Senhor.
T. Graças sejam dadas ao Criador.
S. As almas dos fiéis defuntos, pela Misericórdia de Deus, descansem em Paz.
T. Amém.

Vésperas
S. Vinde, comei o Pão que Vos dou.
T. E bebei o Vinho que vos hei preparado.
S. Ó Deus, vinde em meu auxílio,
T. Senhor, apressai-Vos em socorrer-me.
S. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo.
T. Como era no princípio agora e sempre. Amém.

Hino
Canta, ó minha língua, o Mistério do Corpo Glorioso de Jesus e do Sangue Precioso saído de um Seio Generoso, que o Rei das nações derramou pela Salvação do mundo.
Dado à terra, nascido para nós de uma Virgem Puríssima, depois de ter falado aos homens e espalhado a semente da Sua Palavra, terminou a Sua carreira com uma maravilha inefável.
Na noite da última Ceia, sentado à Mesa com os discípulos, depois de ter cumprido tudo o que prescrevia a Lei da Páscoa com as próprias Mãos, dá-Se a Si mesmo em Alimento. Glória, Honra, Louvores, Ações de Graças ao Pai, ao Filho Único; Glória igual ao Espírito Santo que procede de Ambos. Assim seja.

S. Ó Festim Sagrado, em que recebemos Jesus mesmo, em que é renovado o Memorial da Sua Paixão.
T. Em que a alma fica cheia de Graças e no qual nos é dado o penhor da Glória futura.
S. O Senhor, cheio de Bondade e de Misericórdia, perpetuou a memória das Suas maravilhas.
T. Deu Alimento aos que O temem.

Oração
Ó Deus que nos deixastes num Sacramento Admirável a lembrança da Vossa Paixão, fazei com que Veneremos os Sagrados Mistérios do Vosso Corpo e do Vosso Sangue, de modo a sentirmos sem cessar nas nossas almas os Frutos da Redenção, operada por Vós, que sendo Deus, viveis e reinais com Deus Pai, em unidade com o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Assim seja.

S. Ouvi, Senhor, a minha Oração.
T. E até Vós chegue o meu clamor.
S. Bendigamos sempre ao Senhor.
T. Graças sejam dadas ao Criador.
S. As almas dos fiéis defuntos, pela Misericórdia de Deus, descansem em Paz.
T. Amém.

Completas
S. Vinde, comei o Pão que Vos dou.
T. E bebei o Vinho que vos prepararei.
S. Convertei-nos, ó Deus, Nosso Salvador.
T. E afastai de nós, a Vossa Cólera.
S. Ó Deus vinde em meu auxílio.
T. Senhor, apressai-Vos em socorrer-me.
S. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo
T. Como era no princípio agora e sempre. Amém.

Hino
O Verbo Encarnado, mediante uma Palavra, converte o Verdadeiro Pão em Sua própria Carne e o Vinho em Seu próprio Sangue; e se os sentidos não se podem elevar até semelhante prodígio, basta a Fé para assegurá-Lo a um coração dócil.
Adoremos com profundo respeito Sacramento tão digno das nossas homenagens; ao Novo preceito ceda lugar o antigo; e supra a Fé à deficiência dos nossos sentidos.
Glória, Honra, Louvores, Ações de Graças ao Pai e ao Filho Único; Glória igual ao Espírito Santo que procede de Ambos. Assim seja.

S. O Senhor alimentou o Seu povo com o mais Puro Trigo
T. E o fartou do mel brotado da pedra.
S. Aquele que come desse Pão.
T. Viverá Eternamente.

Oração
Ó Deus que nos deixastes num Sacramento Admirável a lembrança da Vossa Paixão, fazei com que Veneremos os Sagrados Mistérios do Vosso Corpo e do Vosso Sangue, de modo a sentirmos sem cessar nas nossas almas os Frutos da Redenção, operada por Vós, que sendo Deus, viveis e reinais com Deus Pai, em unidade com o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Assim seja.

S. Ouvi, Senhor, a minha Oração.
T. E até Vós chegue o meu clamor.
S. Bendigamos sempre ao Senhor.
T. Graças sejam dadas ao Criador.
S. As almas dos fiéis defuntos, pela Misericórdia de Deus, descansem em Paz.
T. Amém.

Oferecimento
Ó Coração Eucarístico de Jesus, por aquela chama de amor na qual ardeste no momento solene, no qual vos deste a todos nós, na Santíssima Eucaristia, humildemente vos suplicamos que vos digneis livrar-nos incólumes de todo poder, laço, engano e malvadeza dos espíritos infernais. Amém.

Oração
Senhor Jesus Cristo, que te dignas permanecer conosco em teu maravilhoso Sacramento até o final do mundo, para dar-vos a vosso Pai, pela memória de tua Paixão, Glória eterna, e para dar-Vos a nós, o Pão da vida eterna: Concedei-nos a graça de chorar, com corações cheios de dor, pelas as injúrias que Vós tendes recebido neste mistério adorável, e pelos muitos sacrilégios que cometem os ímpios, os hereges e os católicos. Inflamai-nos com desejo ardente de reparar todos estes insultos aos que, em tua infinita misericórdia, tens preferido expor-Vos antes que privar-nos de tua Presença em nossos altares. Vós, que com Deus Pai e o Espírito Santo Vives e Reinas, um só Deus, pelos séculos dos séculos. Amém.

Ladainha do Santíssimo Sacramento

Senhor, tem piedade de nós
Cristo, tem piedade de nós
Senhor, tem piedade de nós
Santa Trindade, Deus uno, tem piedade de nós

Pão vivo descido dos céus, tem piedade de nós
Pão, Verbo todo poderoso, feito carne, tem piedade de nós
Verdadeiro corpo e sangue de Cristo, tem piedade de nós
Verdadeiro corpo nascido da virgem Maria, tem piedade de nós
Verdadeiro corpo pregado na cruz, tem piedade de nós
Verdadeiro sangue derramado na Paixão, tem piedade de nós
Sacramento digno de toda veneração, tem piedade de nós
Sacrifício perene e venerável, tem piedade de nós
Cordeiro sem mancha, tem piedade de nós
Hóstia santa, tem piedade de nós
Honra do Pai eterno, tem piedade de nós
Glória da Virgem Mãe, tem piedade de nós
Testamento do nosso Pai, tem piedade de nós
Penhor inefável do amor do Cristo, tem piedade de nós
Memorial da Paixão do Senhor, tem piedade de nós
Lembrança das maravilhas da Divindade, tem piedade de nós
Deus escondido e salvador, tem piedade de nós
Verbo feito carne, a habitar entre nós, tem piedade de nós
Mesa de Deus, onde os anjos estão servindo, tem piedade de nós
Pão nosso de cada dia, tem piedade de nós
Pão dos anjos, tornando alimento dos caminheiros, tem piedade de nós
Pão dos filhos, não dos cachorrinhos, tem piedade de nós
Alimento e deleite dos reis, tem piedade de nós
Pão verdadeiro que nos conforta, tem piedade de nós
Bebida verdadeira que nos alegra, tem piedade de nós
Cálice nobre e inebriante, tem piedade de nós
Trigo dos eleitos, tem piedade de nós
Maná escondido, tem piedade de nós
Dom de Deus inefável, tem piedade de nós
Pastor e pastagem, tem piedade de nós
Mesa e comensal, tem piedade de nós
Sacerdote e hóstia, tem piedade de nós
Templo e altar, tem piedade de nós
Morte dos maus e vida dos bons, tem piedade de nós
Sacramento supremo, tem piedade de nós
Amor acima de todo amor, tem piedade de nós
Mistério da fé, tem piedade de nós
Fulcro da esperança, tem piedade de nós
Vínculo da caridade, tem piedade de nós
Modelo da humildade, tem piedade de nós
Espelho da obediência, tem piedade de nós
Exemplo de paciência, tem piedade de nós
Coração amoroso da Igreja santa, tem piedade de nós
Glória dos cristãos, tem piedade de nós
Tesouro dos sacerdotes, tem piedade de nós
Deus do nosso coração, tem piedade de nós
Herança nossa para sempre, tem piedade de nós
Alegria da nossa vida, tem piedade de nós
Refúgio e oráculo nosso, tem piedade de nós
Paraíso de felicidade, tem piedade de nós
Penhor da glória futura, tem piedade de nós
Viático para aqueles que morrem no Senhor, tem piedade de nós
Sacrifício oferecido pelos vivos e falecidos, tem piedade de nós

Sê favorável, perdoa-nos Jesus
Sê favorável, escuta-nos Jesus

De recebermos indignamente o teu corpo e sangue, livra-nos Jesus
Da corrupção da carne marcada pelo pecado, livra-nos Jesus
Do orgulho da vida, livra-nos Jesus
Da ira, do ódio, da inveja, livra-nos Jesus
De toda má palavra, livra-nos Jesus
De todo pecado, livra-nos Jesus
Por aquele teu desejo de comer a Páscoa com teus discípulos, livra-nos Jesus
Pela humildade extrema com que lavaste os pés dos discípulos, livra-nos Jesus
Pela caridade ardente com que instituíste esse divino sacramento, livra-nos Jesus
Por teu corpo e sangue tão preciosos, livra-nos Jesus
Pelas cinco chagas de teu corpo santíssimo, livra-nos Jesus

Pelo coração amoroso de tua Mãe Santíssima, livra-nos Jesus
Pelo coração amoroso de tua Mãe Santíssima, livra-nos Jesus

Pecadores, te rogamos, escuta-nos
Para que nos aumentes e nos conserve a fé, o respeito e o amor àquele admirável Sacramento, te rogamos, escuta-nos
Para que nos dispunha, por uma verdadeira penitência, a vivê-lo com abundância, te rogamos, escuta-nos
Para que nos concedas os frutos preciosos daquele Santíssimo Sacramento, te rogamos, escuta-nos
Para que nos dê a graça de viver santamente na tua casa, te rogamos, escuta-nos
Para que santifique todos os presbíteros da tua Igreja, te rogamos, escuta-nos
Para que, na hora de morrermos, nos confortes e fortaleças por aquele santo viático, te rogamos, escuta-nos
Filho de Deus, te rogamos, escuta-nos

Jesus, escuta-nos
Jesus, atende-nos

Oremos – Ó Deus que nesse Sacramento admirável nos deixaste o memorial da tua Paixão, te pedimos nos concedas venerar de tal modo os sagrados mistérios do teu corpo e sangue, que experimentemos constantemente o fruto da tua redenção, Tu que vives e reinas por todos os séculos. Amém.

Desagravo ao Coração Eucarístico de Jesus

Divino Mestre e Salvador nosso, cheio de confusão nos prostramos em vossa presença e, detendo a vista sobre o Ostensório solitário, onde estais prisioneiro por nosso amor, sentimos oprimido o Coração pelo abandono e desprezo em que vos deixam os próprios cristãos, as almas vossas prediletas, e mesmo as que se consagram ao vosso serviço!

Já que com tanta condescendência permitis que durante esta “Hora” os que aqui se acham misturem suas lágrimas com as vossas… Nós vos louvamos, Jesus, por aqueles que vos maldizem, rezamos por aqueles que vos esquecem, choramos por aqueles que vos ofendem e vos adoramos por aqueles que vos abandonaram…

Aceitai, ó Senhor, o clamor da expiação que um sincero pesar arranca de nossas almas angustiadas.

℣. Pelos nossos pecados, pelos pecados de nossos parentes, amigos e inimigos.
℟. Perdão! Perdão, ó Eucarístico Coração!

℣. Pelas infidelidades e sacrilégios.
℟. Perdão! Perdão, ó Eucarístico Coração!

℣. Pelas blasfêmias e profanação dos dias santos.
℟. Perdão! Perdão, ó Eucarístico Coração!

℣. Pelas libertinagens e escândalos públicos.
℟. Perdão! Perdão, ó Eucarístico Coração!

℣. Pela falta de modéstia no trajar.
℟. Perdão! Perdão, ó Eucarístico Coração!

℣. Pelos corruptores da infância e da juventude.
℟. Perdão! Perdão, ó Eucarístico Coração!

℣. Pela sistemática desobediência à Santa Igreja.
℟. Perdão! Perdão, ó Eucarístico Coração!

℣. Pelos crimes do lar cristão, pelas faltas dos pais e dos filhos.
℟. Perdão! Perdão, ó Eucarístico Coração!

℣. Pelos perturbadores da ordem pública, social e cristã.
℟. Perdão! Perdão, ó Eucarístico Coração!

℣. Pela covardia dos que devem defender a nossa religião.
℟. Perdão! Perdão, ó Eucarístico Coração!

℣. Pelo abuso dos santos sacramentos.
℟. Perdão! Perdão, ó Eucarístico Coração!

℣. Pelos sacerdotes que vos desprezam, pelos que rejeitaram as fileiras sacerdotais e pelos que não se esforçam em conhecer sua verdadeira vocação.
℟. Perdão! Perdão, ó Eucarístico Coração!

℣. Pelos ataques da imprensa ímpia e maquinação das seitas secretas.
℟. Perdão! Perdão, ó Eucarístico Coração!

℣. E, sobretudo, pelos bons que vacilam, que resistem às inspirações da vossa divina e sapientíssima graça.
℟. Perdão! Perdão, ó Eucarístico Coração!

Oração Final

Nós vos agradecemos, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque em vosso Filho Jesus Cristo nos revelastes o mistério do vosso amor. Na Eucaristia, nos associamos à oferta que ele vos faz, pela vida do mundo. Com ele, vos oferecemos as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias das mulheres e homens de hoje. Dai-nos a graça de celebrar com entusiasmo o Jubileu de Ouro de nossa Diocese, na comunhão com o Espírito Santo e em unidade com todas as paróquias e movimentos. Que Nossa Senhora de Lourdes, presente com nossa Igreja Particular, nos ensine a contemplar Jesus, e a adorá-lo no Santíssimo Sacramento, que é fonte inesgotável de santidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Tão Sublime Sacramento

Tão sublime sacramento, adoremos neste altar.
Pois o Antigo Testamento deu ao novo o seu lugar.
Venha a fé, por suplemento os sentidos completar.

Ao eterno Pai cantemos e a Jesus, o Salvador.
Ao Espírito exaltemos, na Trindade eterno amor;
Ao Deus Uno e Trino demos a alegria do louvor. Amém.

Percurso da Procissão do Santíssimo (Carreata).
Venha de carro ou moto acompanhar o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade.

17h – Saída da Igreja Matriz
01 – Capela da Nova Esperança
02 – Capela do Chapadinha Sul
03 – Capela da Vila da Solidariedade
04 – Capela da Chapadinha Norte
05 – Capela da COHEBE
06 – Capela do Mão Santa
07 – Capela do Conjunto Fazendinha
08 – Capela do Conjunto Bernardo Rego
09 – Capela do Novo Horizonte
10 – Capela do Conjunto Palestina
11 – Capela do Bairro Rural
12 – Capela do Bairro Cruzeiro
13 – Capela do Bairro Pedreira
14 – Capela do Bairro Cristo Redentor
15 – Capela do Bairro Santa Luzia
16 – Capela da Avenida São José
17 – Capela do Batista de Amorim

O povo de cada comunidade deve aguardar a benção do Santíssimo na frente da sua capela com velas acesas