Trinta dias de exercícios espirituais à Virgem Maria

A tradição de celebrar, com especial devoção, a Rainha do Céu em Maio é muito antiga: os primeiros resquícios datam do primeiro milênio da Igreja, acentuando-se na Idade Média, mas com período diverso – 15 de agosto a 14 de setembro, na chamada Tricesimum (devoção de trinta dias a Maria).

A ideia de um mês dedicado especificamente a Maria remonta aos tempos barrocos – século XVII. Apesar de nem sempre ter sido celebrado em maio, o mês de Maria incluía trinta exercícios espirituais diários em homenagem à Mãe de Deus.

Esta devoção será acentuada no século XIX, como podemos coletar da vida dos Santos, a exemplo de Santa Teresinha.

Neste mês costuma-se (e recomendamos) montar um altar próprio para a Santíssima Virgem, em lugar especial, com um quadro ou imagem de Maria. Além disso, reza-se diariamente o Terço, além de se meditar sobre a vida e as graças de Maria, concluindo-se com sua Coroação, chamada também de Coroação de Maio.

Nesse sentido, organizamos esse livreto com meditações para cada dia deste mês, com o Santo Terço com os Mistérios e Orações Marianas.

Nestes tempos em que o mundo passa por tempos difíceis, prostremo-nos a seus pés, para que, como boa Mãe e Rainha, nos dê a proteção do corpo e da alma, e, principalmente, a graça de não [mais] pecar e de alcançar, no derradeiro dia, a salvação e a santidade, objeto primeiro de nossa existência, pois assim como Maria foi Mãe do Cristo Salvador, ela precisa ser Nossa Mãe na ordem da graça. Ela é a Mãe na ordem da graça, ou seja, quando a graça de Deus age em nós, age através de Maria.

Nossa Senhora é o molde, o modelo, o exemplo, ela se configurou a Cristo e, como ela, devemos nos entregar totalmente a Jesus Cristo, por isso devemos “fazer todas as nossas ações por Maria, com Maria, em Maria e para Maria, a fim de fazê-las mais perfeitamente por Jesus, com Jesus, em Jesus e para Jesus.”
Por fim, é preciso lembrar:

Deve-se separar um lugar especial para Maria, não por ser uma tradição comemorada há muitos anos na Igreja ou pelas graças especiais que se pode alcançar, mas porque Maria é nossa Mãe, mãe de todo o mundo e porque se preocupa com todos nós, intercedendo inclusive nos assuntos menores.

ORIENTAÇÕES PARA O MÊS COM MARIA

• No dia 01 de maio na abertura do mês mariano, o padre com a imagem de Nossa Senhora sairá em carro aberto pelos bairros e centro da cidade;
  • No dia 13 de maio a imagem de Nossa Senhora peregrinar pelas comunidades do interior. Na Matriz, as 7h orações das mil Ave Marias, 12h Santa Missa votiva a Nossa Senhora e consagração das famílias a Nossa Senhora;
  • No dia 18 renovação da aliança com o movimento Mãe Rainha de schoenstatt;
  • No dia 23 lucernário de Pentecostes;
  • No dia 31 Missa às 19h com a coroação de Nossa Senhora e consagração individual a Nossa Senhora;
  • Durante o mês de maio, o padre vai levando a imagem de Nossa Senhora de Fátima para a residência de uma família e lá será transmitida pelas mídias sociais da paróquia, Facebook: Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança a oração do Santo Terço e oficio da Imaculada Conceição;
  • Em casa preparar uma mesa com toalha e colocar círio da família ou velas, Bíblia, flores, Santo Rosário, Santo Terço, imagem de Nossa Senhora, para as orações diária da família;
  • Sabemos pela devoção popular que as 6 horas da tarde Nossa Senhora passa por nossa casa por isso, neste exato horário 18h, ascenda uma vela na porta de casa para que Nossa Senhora entre em nosso lar todos os dias do mês de maio.
  • Recomendamos vivamente aos devotos de Nossa Senhora que façam o sagrado jejum de Nossa Senhora aos sábados, oferecendo o jejum pelas suas intenções.
  • Todos os dias almoçar e jantar em família rezando sempre antes das refeições a oração do Ângelus;
  • Todos os dias fazer as orações em família;
  • Se sua família tem mais de uma imagem de Nossa Senhora e sabe de uma família que não tem em casa uma imagem da Virgem Maria, faça um belo gesto de doação. Nossa Senhora ficará muito feliz!
  • Preparar em seu local de oração duas caixinhas, uma para os pedidos e outra para as ofertas de cada dia, terminado o mês de oração a oferta de sua família deve ser entregue para a coordenação de sua comunidade ou na secretaria paroquial, ou depositado na Conta da paróquia. Agência 2048-6 Conta Poupança 26.010-X Variação 96 Banco do Brasil. Titularidade: Diocese de Parnaíba Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança. Os pedidos devem ser queimados no dia 31 de maio depois da Santa Missa.

Pe. Jeremias e Diác. Estevão.