Uma nova paróquia em Esperantina

E disse Jesus: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (João 10,11)

A Santa Igreja Católica estabelecida por Jesus Cristo e deixada aos homens aos cuidados de São Pedro e seus sucessores tem como missão: ensinar, santificar e pastorear. Essa missão deve ser permanente na Igreja até a volta gloriosa de nosso Deus e Senhor Jesus Cristo, nosso único redentor.

E para melhor vitalidade dessa missão, Jesus deixou pastores para guiar os fiéis, missão essa passada sucessivamente ao longo dos milênios.

A necessidade de pastores para guiar a Igreja é fundamental, pois todos precisamos dos sacramentos para nos salvar e apenas o sacerdote e capaz de nos dar os sacramentos, e tendo em vista isso nosso Bispo Diocesano, Dom Juarez Sousa da Silva, responsável por guiar a parcela do povo de Deus da Diocese de Parnaíba, reuniu-se ontem com os conselhos Pastoral e Econômico da Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança, pois estando atento às mudanças em nosso município e impressionado, tanto pelo aumento populacional, quanto como pelo crescimento espiritual dos fiéis, discorreu sobre um grande plano pastoral para dar o melhor atendimento espiritual a todos que precisam em Esperantina. E em vista dessa análise, Dom Juarez revelou o desejo de criar uma nova paróquia no município de Esperantina, e nessa reunião uma decisão foi tomada, em comunhão com todos os presentes: a futura paróquia será estabelecida na comunidade São Benedito no Bairro Rural.

A criação de uma paróquia não é para gerar divisão, mas para fortalecer as comunidades, pois permite uma maior proximidade do pároco com seus fiéis, o que atualmente não é possível por conta das 90 comunidades que formam nossa paróquia atualmente. Por isso, uma nova paróquia, com menos comunidades, tende a gerar um melhor atendimento aos fiéis, o despertar para a vida na comunidade e gerar vocações.

A CNBB mostra a necessidade da Igreja em assumir o compromisso de articular paróquias descentralizadas e com organização pastoral viva nas diversas comunidades que as compõem. Logo, uma nova paróquia permite maior atenção à essas comunidades e uma maior comunhão entre sacerdote e fiéis.

Portanto, até o estabelecimento da nova paróquia que ocorrerá em 04 de fevereiro de 2023 juntamente com a vinda do pároco, Pe. João Paulo Leite Rocha, devemos estar em constante oração, conversar com nossas comunidades para que recebam com entusiasmo essa boa nova, receber o novo pároco e o ajudar a edificar uma Igreja-Povo dedicada a esse imenso e santo projeto para que dele se gerem os frutos espirituais e de missão que dele devem nascer e assim gerar a santificação do povo de Deus. E ambas paróquias, Nossa Senhora da Boa Esperança e São Benedito, devem caminhar unidas, pois mesmo sendo duas paróquias no município de Esperantina, somos todos um mesmo povo de Deus, todos partes do rebanho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pe. João Paulo Leite Rocha

“Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor.” (João 10,14.16b)