Programação para o Dia de Finados na Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança

O DIA DE FINADOS NA VIDA DA IGREJA

A origem da celebração do Dia dos Fiéis Defuntos ou de Finados (2 de novembro) remonta aos tempos do Antigo Testamento, quando já os judeus rezavam pelos seus falecidos (cf. Tb 12,12; 2Mc 12,43-46). Encontramos também registros históricos que testemunham como os cristãos da Igreja primitiva rezavam pelos seus mortos, visitando os túmulos dos mártires, desde o final do primeiro século da era cristã.

No século V, a Igreja passou a dedicar um dia do ano para a oração por todos os mortos, principalmente pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém mais se lembrava.
A morte é o cessar definitivo da vida como a conhecemos, e a Igreja dedica este dia especialmente para que as famílias lembrem-se dos seus amados que já não participam do seu convívio, oferecendo a Deus orações e súplicas – para que, se já não estiverem com Deus, possam ser recebidas por Ele o mais breve possível. Para o católico, o Dia de Finados é um dia para ser santificado, embora não seja dia de preceito ou de guarda.

Neste dia, o católico é chamado a moderar os seus hábitos: não é dia para escutar música alta, abusar de bebidas alcoólicas, viagens turísticas, euforia. Dia de Finados não é dia de festa: é dia de oração e silêncio interior. Todavia, mesmo sendo um dia de moderação, recolhimento e respeito, deve ser vivido também com esperança e íntima alegria no Senhor, pois a fé católica diz que um dia, na Vinda definitiva do Cristo, todos os mortos ressuscitarão. É nesta fé e esperança que rezamos.

O Dia de Finados também não é, absolutamente, ocasião para se “invocar os mortos” (prática abominável aos olhos de Deus), mas sim uma data especial para suplicar a Deus pelas pessoas que já se foram e interceder por elas.
No Dia de Finados existe uma indulgência plenária própria. Se cumprir todas as práticas recomendadas, o fiel católico poderá lucrar esta indulgência e dedicar a uma alma que esteja no Purgatório. Graças a esta importante prática de caridade, neste dia, alguém poderá sair do Purgatório e alcançar o Céu!

Mas, o que é uma indulgência?

Segundo o Catecismo da Igreja Católica (CIC n.1471), indulgência “é a remissão, diante de Deus, da pena temporal de vida pelos pecados já perdoados quanto à culpa (remissão)”, ou seja, é o perdão das culpas dos pecados já perdoados na confissão sacramental. Desse modo, a indulgência serve para apagar de maneira parcial ou total as cicatrizes que o pecado deixa na nossa alma, consequência do mal cometido, pois segundo a religião católica, é necessário estar totalmente puro e santo para chegar ao Céu.
Então, vejamos o que é necessário fazer para se lucrar a indulgência do Dia de Finados que só é aplicável aos defuntos:

Visitar um cemitério entre os dias 1º a 8 de novembro e rezar, mesmo só mentalmente, pelos defuntos.

E além da visita ao cemitério e da oração pelos defuntos, se deve cumprir entre os dias 1º a 8 de novembro as condições comuns para se lucrar a indulgência, que são:

  • Confissão Sacramental;
  • Comunhão Eucarística na Missa;
  • Oração do Creio, do Pai Nosso, da Ave-Maria e do Glória nas intenções do Sumo Pontífice.

ORAÇÃO PELOS FIÉIS DEFUNTOS

Ó Deus, Criador e Redentor de todos os fiéis, concedei às almas dos vossos servos e servas a remissão de todos os seus pecados, a fim de que, por meio destas piedosas súplicas, alcancem de Vós a misericórdia que sempre desejaram. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.

Pai-Nosso e Ave Maria.

— Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno, e que a luz perpétua os ilumine. Descansem em paz. Amém.

PROGRAMAÇÃO

HORÁRIOS DAS MISSAS E CELEBRAÇÕES DA PALAVRA NO DIA DE FINADOS

SANTA MISSA PELOS FIÉIS DEFUNTOS

  • 5h 30min- Cemitério São João Batista
  • 16h 30min. – Ciganinho Miagroso
  • 19h – Igreja Matriz

5h 30min.: CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS NOS SEGUINTES CEMITÉRIOS:

  • Batista de Amorim
  • Boa vista doa Cariocas
  • Mundo Novo dos Amorins
  • Vassouras/Encanto
  • Palmeira
  • Canto da Palmeira
  • Lagoa da Caiçara
  • Tinguís
  • Jacaré da Vermelha
  • Barro
  • Mundo Novo II
  • Carraspanha

Em todas as capelas haverá celebração da Palavra de Deus pelos fiéis defuntos a noite.